Especialidades Dentárias
Conheça as nossas especialidades de medicina dentária.
A Endodontia é a especialidade da medicina dentária responsável pelo tratamento da polpa/ nervo do dente, elemento que mantém o dente vivo, quando se identifica: a presença de cáries extensas com envolvimento pulpar, traumatismos, desgaste dentário severo ou fracturas, evitando a perda dentária.
A tradicional endodontia também conhecida por desvitalização, consiste na terapêutica de desinfecção, instrumentação, obturação e selagem tridimensional do sistema de canais radicares. De uma forma resumida, é feita a remoção e a preparação do espaço delimitado pelo nervo e o preenchido desse espaço com um material biocompatível com os tecidos orais.
A ausência de um dos três princípios é causa frequente para que o tratamento fracasse e seja necessário um retratamento.
A Ortodôntia é a especialidade da medicina dentária responsável pela correção da estética e da função. Permite corrigir o alinhamento dentário e tratar desordens esqueléticas da face que influenciam o perfil facial e a mastigação do paciente.
É a área médica que intervém precocemente na dentição decídua e mista, mas também na dentição permanente, sendo indicada a avaliação ortodôntica a partir dos 6 anos de idade. O tratamento ortodôntico pode ser realizado desde um simples aparelho ortopédico e funcional até à colocação de aparelho fixo na parte exterior dos dentes.
O aparelho fixo pode ser convencional, auto-ligável, metálico ou estético. O objetivo do tratamento ortodôntico é oferecer ao paciente um sorriso bonito, harmonioso e saudável, conciliando com o encaixe funcional dos dentes que permitem mastigar satisfatoriamente.
A ortodontia tem um impacto muito grande nos desequilíbrios articulares e musculares do corpo humano. A correcção da posição dos dentes e sua função, torna-se nos dias de hoje, imperativo. Na primeira consulta de ortodôntia, é feita a avaliação geral, a ortopantomografia e se necessário a teleradiografia de perfil assim como os respetivos orçamentos, porque para cada paciente apresentamos mais do que uma solução clínica.
Caso tenha intenções de avançar com o tratamento com base nos orçamentos apresentados é realizada na consulta posterior o estudo ortodôntico que consiste em modelos de boca e fotografias dos dentes e rosto. Após a análise médica e toda a informação retida, é feito um agendamento de nova consulta onde será apresentado todo o plano de tratamento.
Tipos de Aparelhos Ortodônticos
Invisalign
Os alinhadores são goteiras removíveis de silicone transparentes fabricadas no material exclusivo, Smart Track, individualmente para cada pessoa de acordo com o Clin Check: estudo ortodôntico delineado para o sucesso do tratamento.
Apresenta como principais vantagens ser praticamente invisível, cómodo, fácil de usar e não magoar. Deve ser usado durante 22 horas por dia, removido apenas para comer e fazer a higiene oral diária.
Convencional
É a técnica mais tradicional. – Depreende o uso de elásticos que prendem o arco ao bracket. Requer consultas mensais.
Não permite a sua remoção, podendo magoar ou ferir os tecidos moles, como o lábio, gengiva e bochecha.
Auto-Ligável
Técnica mais recente e inovadora que funciona com um sistema de caixa. Mais eficaz que a técnica tradicional porque o arco apresenta menos atrito por não ter elástico à volta.
O tratamento é encurtado em tempo de duração mas requer também consultas mensais. Não permite a remoção, podendo magoar ou ferir os tecidos moles, como o lábio, gengiva e bochecha.
A Implantologia é a área da Medicina Dentária que se dedica à substituição de dentes naturais ausentes através da colocação de implantes dentários e coroas.
O implante dentário substitui a raiz do dente, desempenhando o papel de “raiz artificial”, e a coroa fixa sobre implante substitui a coroa dentária, desempenhando a função mastigatória e estética. É um tratamento que consiste em várias fases: primeiro é realizada uma consulta de avaliação em que se avalia o estado do seu osso e o dente/s a substituir.
Em alguns casos de perda óssea moderada e ou severa é realizada a colocação prévia de osso, membrana ou elevação do seio. Dependendo do tratamento prévio realizado poderá ter um período adicional de cicatrização de 3 a 9 meses. Depois é colocado o implante e aguardado o período de osteointegração (integração do implante no seu osso), 3 a 6 meses. É reavaliado e acompanhado pelo seu médico mensalmente até à próxima visita. A segunda fase consiste em realizar moldes para a elaboração protética de uma coroa, ponte ou prótese total definitiva ou removível. A terceira e quarta fase, são consultas de prova para por fim na quinta consulta ser entregue o trabalho final. É um período de grande mudança em que apelamos paciência para que os resultados finais fiquem como desejado. Temos como objectivo melhorar a sua auto-estima e confiança ao devolver-lhe “dentes” que funcionam como naturais.
É uma solução cómoda, segura e eficaz para restabelecer a função e a estética. A longevidade do tratamento de uma reabilitação com implantes depende de uma higiene oral cuidada, sendo indicado visitas periódicas de 6 em 6 meses.
Principais vantagens:
- Manutenção da estrutura óssea facial e da estética que se perde com a ausência de dentes;
- Restituição da capacidade mastigatória;
- Manutenção da integridade dos dentes vizinhos;
- Evidência de melhorias na autoestima e confiança devido à segurança dada pelos implantes, que funcionam como os dentes naturais.
A cirurgia Oral é a área da medicina dentária que diagnostica e põe em prática os tratamentos de extracções dentárias em situações de dentes sem indicação para serem mantidos em boca devido ao elevado grau de destruição, impossibilidade em reabilitar ou insucesso de tratamento endodôntico.
Também se dedica ao tratamento cirúrgico de lesões infecciosas ou traumáticas.
A dentisteria é a área que intervém na patologia oral mais prevalente na população, a cárie dentária. Quando identifica que tem um dente “furado”, associado a sensibilidade ao frio e aos doces, muitas vezes, o tratamento realizado pelo médico dentista é uma restauração.
O objetivo do tratamento restaurador é a reconstituição/restituição da anatomia dentária, permitindo recuperar a sua estética e função. O tratamento restaurador passa pela remoção do tecido cariado presente como tecido mole e escurecido, a preparação conservadora de uma cavidade limpa de microrganismos e por fim, a colocação de um material atualmente estético e quase indistinguível da cor do dente, a resina composta.
A periodontologia é a especialidade médica que se dedica à prevenção, diagnóstico e tratamento dos tecidos de suporte do dente: gengiva, osso e ligamento periodontal.
A doença periodontal tem início nas gengivas começando com a inflamação das mesmas, a gengivite. Quando não tratada no seu estado precoce, evolui para o ligamento periodontal e para o osso, a periodontite. Esta, se não for controlada, pode levar à perda dentária, sendo a causa da perda precoce da dentição definitiva do adulto.
O tratamento periodontal consiste na raspagens radiculares dos dentes contaminados, permitindo remover as bactérias agressivas para o periodonto. Uma vez que não apresenta cura, após controlada é aconselhado um follow up para garantir a estabilidade da doença.
A periodontologia abrange também procedimentos cirúrgicos, a cirurgia periodontal, em circunstâncias de recobrimento radicular por recessões gengivas moderadas ou severas ou como recurso estético por excesso de tecido gengival que afeta a harmonia do sorriso.
A Odontopediatria é a área que se destina às crianças, adolecescentes e jovens com necessidades especiais. Tem como objectivo prevenir e tratar os problemas dentários que surgem desde o aparecimento da dentição decídua até à formação completa da dentição definitiva.
É recomendado a primeira visita durante a dentição decídua onde é realizada a introdução e motivação da higiene oral e o diagnóstico dentário.
Quando indicado pelo médico, que o paciente apresenta a dentição saudável é aconselhado o acompanhamento periódico anual para garantir que atinge a idade adulta com a dentição saudável.
A Higiene Oral é o primeiro tratamento que realizamos. Damos muita importância à higiene oral, porque a eliminação da placa bacteriana previne o surgimento das patologias orais.
Nesta consulta é realizada a remoção da placa bacteriana, instrução e motivação do paciente, ensinando técnicas de escovagens eficazes assim como a utilização de fio dentário e escovilhão.
São aconselhadas visitas periódicas de 6 em 6 meses, podendo ser indicado visitas mais regulares em pacientes fumadores e periodontais.
Quando podemos prevenir porquê tratar?
Para responder às exigências da sociedade, o branqueamento dentário revela-se uma solução rápida e eficaz, para tornar o sorriso mais branco e bonito, contribuindo para a melhoria da sua autoestima.
É indicado em pacientes com saúde periodontal para melhorar a estética e a harmonia do sorriso.
Existem dois tipos de branqueamento: em ambulatório e em consultório apresentando tempos de duração de tratamento diferentes mas com o mesmo objetivo: aclarar os dentes para que cheguem a um tom mais claro.
É importante informar que durante o tratamento branqueador, não deve fumar nem ingerir alimentos e bebidas que pigmentem os seus dentes, podendo estes ficar sensíveis durante a fase do tratamento, sensivelmente 4 semanas.
Esta área da medicina dentária tem como objetivo evitar a perda de um ou mais dentes muito destruídos ou com pouca estrutura dentária, recorrendo a técnicas avançadas de reabilitação fixa com a colocação de coroas, pontes, overlays ou facetas, que cobrem o dente natural.
A prótese fixa permite reconstituir a função mastigatória e a estética dentária através de estruturas cerâmicas mais resistentes e duradouras do que uma simples restauração.